segunda-feira, 19 de julho de 2010

O principezinho *


"- Quem és? - disse o principezinho. - Es bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - propôs-lhe o principezinho. - Estou tão triste...
- Não posso brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou.
- Ah! Desculpa, - disse o principezinho. Mas, depois de reflectir, acrescentou:
- O que significa "cativar"?
(...)
- Não - disse o principezinho -, procuro amigos. O que significa "cativar"?
- E uma coisa demasiado esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços...".
- Criar laços?
- Isso mesmo - disse a raposa. - Para mim tu não passas ainda de um rapazinho semelhante a cem mil outros rapazinhos. E não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Para ti eu não passo de uma raposa semelhante a cem mil outras raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Para mim tu serás único no Mundo. Para ti eu serei única no Mundo...
(...)
- Por favor... cativa-me! - disse ela.
(...)
- O que é preciso fazer? - disse o principezinho.
- É preciso ter muita paciência - respondeu a raposa. - Primeiro sentas-te ali, na erva, assim um pouco afastado de mim. Eu olho para ti de soslaio e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, de dia para dia, podes sentar-te cada vez mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido preferível teres voltado à mesma hora - disse a raposa. - Se vieres, por exemplo, às quatro horas da tarde, eu, a partir das três, já começo a ser feliz. Quanto mais se aproximar a hora, mais feliz me sentirei. As quatro em ponto já estarei agitada e inquieta; descobrirei o preço da felicidade! Mas se vieres a qualquer hora, ficarei sem saber a que horas hei-de vestir o meu coração... Os rituais são necessários.
"
"

Porque para mim, é sem dúvida um dos melhores livros de sempre, adoro a história e tem lições que são intemporais, mas este trecho, para mim é mesmo o melhor :D

E, mesmo correndo o risco de ser uma lamechas de primeira ordem ^ ^ é para todos aqueles que algum dia me cativaram ou vierem a cativar, porque, como diz tb a raposa "O essencial é invisível aos olhos" :)

Sílvia *

7 pessoas escreveram assim:

Gerson Viana disse...

Não tenho palavras.....

Sílvia* disse...

E isso é bom ou mau?

Detesto quando não falas ^^

Gerson Viana disse...

Neste caso não falo, porque é desnecessário acrescentar o que quer que seja. Só ia estragar.

Sílvia* disse...

Oooh :) tão fofo *

Nuna disse...

"A linguagem é uma fonte de mal-entendidos" amei este trecho ^^

si, se a linguagem pode levar a mal entendidos porque pressionaste o mocinho para comentar xDDD

Sílvia* disse...

Pa, mas quem é q eu pressionei a comentar?!?

A linguagem pode ser uma fonte de mal entendidos sim, principalmente quando nao a sabem usar ^^

Nuna disse...

exactamente! enfim, e o que mais acontece